Contorno da seção

  • O conteúdo desta trilha é um convite para que os(as) cursistas se dediquem a identificar o perfil de visitante que querem atrair para seus territórios e possam imaginar como podem se organizar para oferecer experiências inesquecíveis, seguras e includentes para quem escolhe investir em viagens que se conectam com o turismo comunitário.

    Todo o conteúdo da Trilha 3 será desenvolvido entre o dia 06/01 e finalizando no dia 01/02, por meio de atividades que acontecerão presencialmente nas comunidades, mediadas pelos(as) educadores(as) populares, e no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFRB, pelos(as) mediadores(as) culturais e educadores(as) populares. Durante essas semanas de atividade da Trilha 3 teremos 10 horas de atividades síncronas e assíncronas em cada uma delas.

    • TRILHA 3 - SEMANA 11 - (06 - 11/01/2025)

      Olá, tudo bem?

      Esta é a nossa primeira semana da Trilha 3 - Turismo Comunitário.

      Para esta semana 11 do curso, temos os seguintes objetivos:

      1. Discutir sobre o que as comunidades podem e querem ofertar aos visitantes enquanto atrativos turisticos;
      2. Compreender o que os turistas esperam de suas visitas nas comunidades;
      3. Refletir sobre como as comunidades têm pensado em inclusão e diversidade.

      Para alcançar estes objetivos, vamos seguir alguns passos: 

      • Leitura da Cartilha III do Projeto Geração (Pág. 07 a 14);
      • Assistir os vídeos:
        • Representatividade, Diversidade e Acessibilidade no Turismo;
        • A LUTA contra a LGBTfobia - Canal Preto;
        • O que é ser mulher negra? - Canal Preto;
        • A luta contra o capacitismo é política.
      • Participe do seu encontro online semanal, via plataforma RNP;
      • Participe do encontro presencial semanal da sua comunidade;
    • VÍDEOS:

       

       

      • O que é ser mulher negra? - Canal Preto.

       

       

      • A luta contra o capacitismo é política.

       

       

    • Esta é a avaliação dos encontros e do conteúdo da nossa TRILHA 2 - NOSSA COMUNIDADE.

      As opiniões e sugestões de vocês são muito importantes para nós, portanto sintam-se confortáveis em preencher a avaliação com sinceridade. Nosso questionário é completamente anônimo, com tempo previsto de 3 minutos para a conclusão.

      LINK DA AVALIAÇÃO

    • TRILHA 3 - SEMANA 12 - (20 - 25/01/2025)

      Olá, tudo bem?

      Estamos iniciando mais uma semana da nossa Trilha 3 - Turismo Comunitário.

      Para esta semana 12 do curso, temos os seguintes objetivos:

      1. Fazer contato com o conceito de hospitalidade;
      2. Observar o conjunto de sinalizações da comunidade no tocante aos atrativos a serem apreciados pelos(as) visitantes;
      3. Identificar as condições de segurança e a oferta de serviços de saúde na comunidade;
      4. Mapear a infraestrutura local para abarcar as atividades turísticas.

      Para alcançar nossos objetivos da semana, vamos cumprir algumas etapas:

      • Leitura da Cartilha III do Projeto Geração (Pág. 15 a 21 até o antepenúltimo parágrafo);
      • Assistir os vídeos:
        • O significado e a importância da hospitalidade para os indígenas do Alto Xingu;
        • Turismo de base comunitária em Capivari;
        • Videoaula / Noções Básicas em Primeiros Socorros.
      • Participe do seu encontro online semanal, via plataforma RNP;
      • Participe do encontro presencial semanal da sua comunidade.
    • VÍDEOS:

      • O significado e a importância da hospitalidade para os indígenas do Alto Xingu.

       

       

      • Turismo de base comunitária em Capivari.

       

       

      • Videoaula / Noções Básicas em Primeiros Socorros.

       

       

    • TRILHA 3 - SEMANA 13 - (27/01 - 01/02/2025)

      Olá, tudo bem?

      Estamos iniciando mais uma semana da nossa Trilha 3.

      Para esta semana 13 do curso, temos os seguintes objetivos:

      1. Aprofundar o conceito de turismo comunitário e econômico, cultural, social e ambientalmente sustentável;
      2. Fazer contato com a noção de comércio justo e responsável;
      3. Identificar quais são as produções que existem dentro das comunidades (artesanato, doces, roupas, danças, bebidas etc.), encontrando maneiras para associá-las ao turismo, ao imaginar de que forma podem participar dos roteiros turísticos;
      4. Mensurar o preço (por atividade) daquilo que já foi mapeado, em termos de atrativos naturais, festividades, práticas culturais e infraestrutura turística nas comunidades e,
      5. Construir, a partir da precificação das atividades turísticas e em conexão com o que foi abordado na presente trilha acerca do perfil desejado de visitante, uma tabela com três preços diferentes para cada atividade, pensando nos seguintes públicos: escolas, agências de viagem e famílias interessadas em conhecerem territórios quilombolas.

      Para alcançar nossos objetivos da semana, vamos cumprir algumas etapas:

      • Leitura da Cartilha III do Projeto Geração (Pág. 21 a 32);
      • Ouça o áudio sobre Turismo Comunitário produzido pelo professor Shanti Marengo (UFRB).
      • Assistir os vídeos:
        • Rota da Liberdade: Quilombo Kaonge faz parte de roteiro de turismo histórico;
        • Comércio Justo e Solidário: Sistema Nacional do Comércio Justo e Solidário.
      • Participe do seu encontro online semanal, via plataforma RNP;
      • Participe do encontro presencial semanal da sua comunidade.
    • VÍDEOS:

      • Rota da Liberdade: Quilombo Kaonge faz parte de roteiro de turismo histórico.

       

       

      • Comércio Justo e Solidário: Sistema Nacional do Comércio Justo e Solidário.